Cuidados que devemos tomar antes de compra um imóvel

A maior parte dos problemas nas transações imobiliárias ocorre pela falta de informações do comprador, que não sabe quais documentos exigir antes de fechar o negócio.
Uma compra de imóvel não concretizada pode levar a perca do dinheiro investido no imóvel. Em geral, paciência é fundamental, não compre no impulso, espere até ter plena certeza da legalidade da compra, na dúvida, contrate empresas especializadas nessas transações.
Entre os documentos necessários está uma cópia da matrícula atualizada. No papel é possível encontrar o dossiê do imóvel. Na matrícula consta todas as mudanças estruturais realizadas na obra e as possíveis restrições, como dívidas e problemas com penhora e impostos. A cópia custa em torno de R$ 35 e pode ser adquirida no Cartório de Registro de Imóveis da região. Sem dúvidas, é um dos documentos mais importantes na negociação.
Consulte também as certidões: Certidão de Distribuição Cível, Certidão de Nascimento, Certidão Negativa de Débitos Trabalhistas, Certidão Negativa de Débitos Federais de Pessoa Física, e Certidão Negativa de Débitos na Junta Comercial. Esses documentos garantem que o imóvel está legalizado do ponto de visto de vista estadual, municipal e nacional. Também evita problemas com ações de antigos proprietários, como divórcio, débitos fiscais, entre outros.
Também coloque em dúvida quem está vendendo o imóvel. Consulte a situação de todos os envolvidos na transação no SPC e no Serasa. Sem alguém estiver como o nome “sujo” a venda é prejudicada e, dependendo do caso, o futuro proprietário pode perde o bem para quitar os débitos do ex-proprietário.
Não esqueça dos impostos, avalie se o IPTU e o condomínio estão em dívidas. Peça um documento comprobatório ao sindico do prédio. Por fim, peça um documento de desapropriação. O Brasil está repleto de obras e pode ser que o imóvel dos sonhos esteja bem no meio de um projeto, onde os moradores serão desapropriados.
Muitas pessoas sabem dos problemas de um imóvel e tentam vendê-lo a preço abaixo do mercado. Empolgados, os clientes compram no ato, sem dar conta que estão, na realidade, recebendo um golpe. Fique esperto! Lembre-se do ditado: “Quando a esmola é grande, até o santo desconfia”.
Fica ai minha orientação e me coloco a disposição.

CRECI 21152

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CIJM Corretor de Imóveis Juliano Matias - Imóveis 100% averbados - Balneário Barra do Sul - SC

Imóveis Balneário Barra do Sul - Casas - Terrenos - Sobrados

Apartamentos a venda em Balneário Barra do Sul | Salinas | 300m do Mar